Ação do Ajax em Amsterdam está ganhando espaço na internet

Acho que o maior benefício que a popularização da internet pode ter trazido é essa tendência de novas abordagens publicitárias muito mais criativas e "menos batidas". Há poucos anos atrás, uma campanha de publicidade com uma boa verba de veiculação concentrava 80% de seu budget em TV (se pudesse ser na Globo melhor ainda) e dividia os 20% restantes em jornal, revista, outdoor e rádio. É claro que isso é uma visão generalista, mas que essa "receita de bolo" foi usada durante um bom tempo, isso é sabido por muitos profissionais de publicidade e marketing.

Hoje em dia um vídeo do youtube se virar moda e cair no gosto da galera, pode trazer uma mídia espontânea brutal e tornar um produto ou serviço numa verdadeira febre nacional.
Nessa onda, algumas agências se propõem a criar campanha de buzz marketing, que seria o mesmo que criar um ambiente propício para popularização de uma ação viral via internet. Junte à isso uma marca forte, uma condição de grande apelo popular ou emocional e temos aí um forte candidato ao próximo viral de internet.

Foi o que aconteceu com uma ação de marketing da Adidas em torno do time holandês Ajax, que para gerar uma ação viral
realizou uma performance nas ruas de Amsterdam.

A idéia muito bem elaborada, tinha como inspiração a tradicional troca de camisas entre times ao final das partidas e assim como o final de uma partida, dezenas de pessoas trocaram suas camisas do Ajax com os pedestres que passavam. A ação foi criada pela TBWA e já conta com mais de 80.000 exibições, além de vários outros novos canais de exibições.