Choppinho de Quinta: Robot da GM

Essa semana nosso choppinho de Quinta fica por conta do comercial da GM:



à nossa! :-)

Veja o outro Choppinho de Quinta aqui


Em tempo de Mulher Melância, o negócio é Long Tail


Algumas pessoas me pergutaram há pouco tempo o que era essa tal "Long Tail" que tanto se fala em seminários e cursos de marketing on line. Tirando a Mulher Melância, que é o mais recente fenômeno nacional, Long Tail ou Calda Longa não é um teoria nova, mas que ganhou força com a maturação da internet como negócio.

Em tempos não web, quanto maior era a oferta de um determinado produto, maior teria que ser seu estoque, maior seriam os gastos e consequentemente seu custo final. Calda Longa fazia referência ao gráfico gerado entre custo e demanda e de como isso tirava a mobilidade de uma determinada empresa em relação à concorrência.

Na web o conceito ganhou uma "nova roupagem", já que uma vez desenvolvida uma plataforma de e-commerce, por exemplo, os custos de estoque somem e a oferta pode ser ilimitada.
Daí então, Calda Longa significa segmentação, em tempo modernos. Trabalhar nichos específicos com demandas próprias e hábitos de consumo próprios. Então o consumidor que gosta de Paulo Coelho tem um alto potencial em assuntos esotéricos e espíritas e pode gostar de Zibia Gasparetto, incensários, uma luminária que emite uma luz relaxante, travesseiro de ervas e poraí vai... Se você é uma Americanas.com, por exemplo, sua calda longa pode representar um venda total muito maior que um único livro do Paulo Coelho.

Mas não pense você que somente o e-commerce é beneficiado pela Mulher Melância das estratégias. Uma campanha on-line também é um grande exemplo de Long Tail, já que a audiência da web tem por carcterística a segmentação. Um blog como O Interruptor pode ter uma relevância maior que O Globo On line numa campanha. Isso é explicado pelas conversões que podem ser geradas por cada um dos veículos, mesmo que a audiência de um seja maior que a de outro.

Esse é o conceito que rege o google adword e seus links patrocinados. Com um sistema simples de segmentação de publicidade, o formato de publicidade do google abrange milhões de site pelo mundo, que podem fazer seu anúncio chegar em blogs, sites e portais que se cadastram como parceiros de publicidade, pelo mesmo CPC (custo por click).

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto pode ver também:



The Long Tail - Chris Anderson

Log Tail - Wikipedia

;-) Enjoy!


Second Life fracassa como mídia e frustra investidores


Marcio Ehrlich - Janela Publicitária

Assistido por pouco mais de 100 pessoas nos dois dias em que aconteceu, o show de Rita Lee no Second Life confirmou o que muitas empresas já vinham percebendo: a inviabilidade do jogo como plataforma para ações significativas de comunicação.

Apontado em 2007 como sendo a promessa de um novo futuro cheio de oportunidades de negócios na Internet, o Second Life acabou frustrando quem investiu no jogo, pela cobertura baixíssima conseguida com as ações promocionais lá realizadas, principalmente quando comparadas, na relação custo-benefício, com qualquer ação de sampling na vida real.

Convenhamos que investir para atingir apenas 100 pessoas cujo perfil ou origem são totalmente desconhecidos não é a escolha que as empresas estejam mais desejando nos últimos anos.

Tecnologicamente, o Second Life acabou mostrando inúmeros problemas insolúveis para uma utilização além do lazer pessoal dos seus residentes. Para começar, na prática, suas ilhas não permitem mais do 40 visitantes simultaneamente sem a navegação se tornar dolorosa, no fenômeno chamado localmente de "lag".

Para o show da Rita Lee, por exemplo, os organizadores chegaram ao ridículo de proibir os espectadores de usarem seus próprios cabelos e roupas, como forma de evitar o lag.

Seria algo como se o site de uma empresa, para poder ser visitado, impedisse que o internauta tivesse qualquer outro programa aberto no seu computador.

Com suas ilhas e estandes sem visitantes -- e com a imprensa já não repercutindo os releases que falem no Second Life --, aos poucos as empresas vão se retirando do jogo e deixando espaço apenas para a curtição não-empresarial da garotada.

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Mídia On Line consumirá 15% de verba da GM esse ano


Mídia online consumirá 15% da verba de GM para 2008

Os investimentos em campanhas na internet representarão 15% do total da verba de marketing da General Motors Brasil em 2008. A informação é de diretor de marketing da montadora, Samuel Russell. O profissional anunciou a estimativa nesta terça-feira (17), durante o lançamento da primeira campanha 100% digital da empresa. A comunicação abre um caminho para investimentos mais consistentes do anunciante na mídia online. "Teremos mais dois grandes lançamentos este ano e a atual campanha é um grande piloto para trabalhar melhor esta mídia daqui para frente", afirma Russell.

A atual campanha 100% online tem o conceito de "Jump" e se concentra na divulgação do modelo Prisma. Toda a produção do projeto ficou a cargo da agência interativa AG2, responsável pela conta online da montadora. A empresa comandada por Cesar Paz é originártia de Porto Alegre e desde 2001 mantém escritório em São Paulo.

Segundo Paz, 90% dos negócios da agência vêm de clientes paulistas. A AG2 tem na carteira anunciantes como Embraer, Bradesco BDN e Olympikus.

Na atual campanha de GM, a idéia foi criar ações que estivessem totalmente orientadas pelas peculiaridades do ambiente online. "Não fizemos nada que tivesse interface com o mundo offline, nem nada que pudesse estar adaptado para o online", afirma o sócio-diretor da agência, César Paz.

De fato, todo o conteúdo de comunicação da campanha está reunido dentro do hotsite, que ficará no ar por pelo menos três meses. Há cinco ferramentas de marketing disponíveis: o blog Jump Manifesto, o advergame Flex Detour Game, Filmes de Animação (por enquanto há apenas um institucional, com mais de um minuto); o canal de comerciais postados por concessionárias - batizado de Prisma Tube - e, por fim, o leilão Prisma Bid (que se caracteriza como uma ação promocional).

A mecânica do leilão Prisma Bid permitirá que os participantes possam adquirir um carro zero do modelo a um preço que não deve passar de R$ 20 mil, segundo previsão de Samuel Russell. O primeiro leilão, de um total de três previstos, começa a partir de hoje (17) e terá duração de 11 dias. Os interessados podem acessar o hotsite e fazer lances mínimos de R$ 1. A criação desta iniciativa também vem dos típicos leilões de objetos que acontecem na internet. "Nossa perspectiva é que possamos acompanhar os processos de trocas de informações pela internet até o ponto de gerar leads de vendas nas concessionárias", afirma Russell.

Outro diferencial é um sistema de análise de resultado de interação do público com o hotsite da campanha, chamado de cockpit de análise. O sistema oferece as informações do número de acessos gerados a partir de um banner colocado em determinado site, como UOL, por exemplo. Isto permite com que os investimentos em mídia onlie sejam redefinidos de acordo com o resultado.

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Fonte: Propaganda e Marketing