Em tempo de Mulher Melância, o negócio é Long Tail


Algumas pessoas me pergutaram há pouco tempo o que era essa tal "Long Tail" que tanto se fala em seminários e cursos de marketing on line. Tirando a Mulher Melância, que é o mais recente fenômeno nacional, Long Tail ou Calda Longa não é um teoria nova, mas que ganhou força com a maturação da internet como negócio.

Em tempos não web, quanto maior era a oferta de um determinado produto, maior teria que ser seu estoque, maior seriam os gastos e consequentemente seu custo final. Calda Longa fazia referência ao gráfico gerado entre custo e demanda e de como isso tirava a mobilidade de uma determinada empresa em relação à concorrência.

Na web o conceito ganhou uma "nova roupagem", já que uma vez desenvolvida uma plataforma de e-commerce, por exemplo, os custos de estoque somem e a oferta pode ser ilimitada.
Daí então, Calda Longa significa segmentação, em tempo modernos. Trabalhar nichos específicos com demandas próprias e hábitos de consumo próprios. Então o consumidor que gosta de Paulo Coelho tem um alto potencial em assuntos esotéricos e espíritas e pode gostar de Zibia Gasparetto, incensários, uma luminária que emite uma luz relaxante, travesseiro de ervas e poraí vai... Se você é uma Americanas.com, por exemplo, sua calda longa pode representar um venda total muito maior que um único livro do Paulo Coelho.

Mas não pense você que somente o e-commerce é beneficiado pela Mulher Melância das estratégias. Uma campanha on-line também é um grande exemplo de Long Tail, já que a audiência da web tem por carcterística a segmentação. Um blog como O Interruptor pode ter uma relevância maior que O Globo On line numa campanha. Isso é explicado pelas conversões que podem ser geradas por cada um dos veículos, mesmo que a audiência de um seja maior que a de outro.

Esse é o conceito que rege o google adword e seus links patrocinados. Com um sistema simples de segmentação de publicidade, o formato de publicidade do google abrange milhões de site pelo mundo, que podem fazer seu anúncio chegar em blogs, sites e portais que se cadastram como parceiros de publicidade, pelo mesmo CPC (custo por click).

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto pode ver também:



The Long Tail - Chris Anderson

Log Tail - Wikipedia

;-) Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário