Mídia online consumirá 15% da verba de GM para 2008

Os investimentos em campanhas na internet representarão 15% do total da verba de marketing da General Motors Brasil em 2008. A informação é de diretor de marketing da montadora, Samuel Russell. O profissional anunciou a estimativa nesta terça-feira (17), durante o lançamento da primeira campanha 100% digital da empresa. A comunicação abre um caminho para investimentos mais consistentes do anunciante na mídia online. "Teremos mais dois grandes lançamentos este ano e a atual campanha é um grande piloto para trabalhar melhor esta mídia daqui para frente", afirma Russell.

A atual campanha 100% online tem o conceito de "Jump" e se concentra na divulgação do modelo Prisma. Toda a produção do projeto ficou a cargo da agência interativa AG2, responsável pela conta online da montadora. A empresa comandada por Cesar Paz é originártia de Porto Alegre e desde 2001 mantém escritório em São Paulo.

Segundo Paz, 90% dos negócios da agência vêm de clientes paulistas. A AG2 tem na carteira anunciantes como Embraer, Bradesco BDN e Olympikus.

Na atual campanha de GM, a idéia foi criar ações que estivessem totalmente orientadas pelas peculiaridades do ambiente online. "Não fizemos nada que tivesse interface com o mundo offline, nem nada que pudesse estar adaptado para o online", afirma o sócio-diretor da agência, César Paz.

De fato, todo o conteúdo de comunicação da campanha está reunido dentro do hotsite, que ficará no ar por pelo menos três meses. Há cinco ferramentas de marketing disponíveis: o blog Jump Manifesto, o advergame Flex Detour Game, Filmes de Animação (por enquanto há apenas um institucional, com mais de um minuto); o canal de comerciais postados por concessionárias - batizado de Prisma Tube - e, por fim, o leilão Prisma Bid (que se caracteriza como uma ação promocional).

A mecânica do leilão Prisma Bid permitirá que os participantes possam adquirir um carro zero do modelo a um preço que não deve passar de R$ 20 mil, segundo previsão de Samuel Russell. O primeiro leilão, de um total de três previstos, começa a partir de hoje (17) e terá duração de 11 dias. Os interessados podem acessar o hotsite e fazer lances mínimos de R$ 1. A criação desta iniciativa também vem dos típicos leilões de objetos que acontecem na internet. "Nossa perspectiva é que possamos acompanhar os processos de trocas de informações pela internet até o ponto de gerar leads de vendas nas concessionárias", afirma Russell.

Outro diferencial é um sistema de análise de resultado de interação do público com o hotsite da campanha, chamado de cockpit de análise. O sistema oferece as informações do número de acessos gerados a partir de um banner colocado em determinado site, como UOL, por exemplo. Isto permite com que os investimentos em mídia onlie sejam redefinidos de acordo com o resultado.

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Fonte: Propaganda e Marketing

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